Quais as vantagens de contratar um engenheiro civil para realizar sua obra


A pergunta que normalmente as pessoas fazem na hora de realizar uma obra é por que contratar um engenheiro. Ou, quais são as vantagens de contratar um engenheiro civil? A verdade é que contar com o suporte de um profissional desse tipo é fundamental para garantir a segurança e qualidade da obra.


Se você está pensando em realizar uma obra e tem dúvida se contratar um engenheiro civil é uma boa opção, continue lendo esse post até o final e descubra:

  • Qual é a importância de contratar um engenheiro civil;
  • Principais vantagens de contratar um Engenheiro para sua obra.

Confira!

Qual é a importância de se contratar um engenheiro civil?

Boa parte das pessoas hoje em dia já construiu ou reformou um imóvel residencial ou comercial. Contudo, apenas uma minoria contratou um engenheiro para ficar responsável pela obra.

Esse é um tipo de atitude que só gera riscos para a construção. Tanto que em 2014, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) colocou em vigor uma Lei que determina que todas as reformas em apartamentos sejam feitas com o acompanhamento de um engenheiro.

Entenda que contratar um engenheiro não se trata de uma despesa. 

Na verdade, esse é um investimento que pode reduzir os custosda sua obra. Além de garantir um resultado melhor e mais seguro para sua construção ou reforma.

Afinal de contas, além de possuir todo o conhecimento técnico sobre o assunto, é o engenheiro civil que vai comandar a equipe de obras, bem como estará à frente da administração do projeto para garantir que o mesmo seja concretizado com sucesso e em tempo hábil.

Vantagens de contratar um engenheiro civil para a sua obra

Contratar um engenheiro civil é fundamental para garantir a segurança e regularidade de qualquer obra, independentemente do porte.

Somente esse especialista poderá fazer todos os cálculos, elaborar o projeto. E até mesmo indicar os materiais mais adequados para a obra.

Existem várias vantagens de contratar um engenheiro civil. Confira abaixo algumas delas:

1 - Cumprimento das exigências legais

No Brasil, existem várias regras e normas da Construção Civil que precisam ser seguidas. Caso contrário, a sua obra pode acabar se tornando irregular e até mesmo ser multada.

Ao contratar um engenheiro, você terá a garantia de que todas as exigências legais sejam cumpridas. E o melhor de tudo, sem comprometer o desenvolvimento da obra. Ou deixar de atender as suas necessidades com o projeto.

2 - Redução de desperdícios

Outra vantagem de contar com o suporte de um engenheiro civil é que ele irá reduzir o desperdício de materiais, o que pode até mesmo contribuir com a queda de custos da obra.

Por meio de um levantamento detalhado, e da organização do canteiro de obras, esse profissional evitará ao máximo que materiais sejam desperdiçados, o que normalmente acontece em obras feitas sem esse suporte técnico.

3 - Evita problemas futuros

A obra foi feita, mas em menos de cinco anos depois ela começou a apresentar problemas como rachaduras, infiltrações, mofo entre outros. Provavelmente você já ouviu essa reclamação de alguém que não contratou um engenheiro civil.

Esse tipo de profissional garante o seguimento das normas técnicas, mas também evita problemas futuros em obras. Isso porque ele irá desenvolver cada etapa colocando em prática metodologias seguras, duráveis e eficazes.

Dessa maneira, você não precisa refazer a obra. Ou até mesmo ter que realizar uma nova reforma um pouco depois do projeto ter sido executado.

4 - profissional desenvolve o projeto pensando em todas as variáveis

Ao contratar um engenheiro civil, você terá um profissional que pensará em todas as variáveis possíveis da obra. Em outras palavras, esse profissional não irá apenas calcular o material a ser utilizado na obra.

Ele também vai dizer qual a melhor distribuição de espaços internos, como o sistema de iluminação deve ser feito de modo a gerar economia, indicar detalhes que garantam mais conforto e bem-estar.

Ou seja, ele pensará em praticamente tudo da construção. 

Inclusive, o engenheiro também levará em conta o orçamento disponível, buscando alternativas que atendam às suas demandas, e que sejam compatíveis com o seu orçamento.

5 - Cronograma

Um dos problemas que mais causa dores de cabeça em uma obra são os atrasos. E vários fatores podem contribuir para que isso aconteça, desde as condições climáticas, até a falta de materiais por conta do cálculo errado da quantidade.

Um engenheiro irá desenvolver um cronograma visando evitar ao máximo esse tipo de atraso. Como ele possui os conhecimentos técnicos necessários, ele saberá mensurar com exatidão quanto cada etapa irá durar, a quantidade de materiais e até mesmo o tamanho da equipe.

E isso também pode ajudar o seu projeto a se tornar mais barato. Afinal de contas, apenas um dia de atraso pode gerar altas despesas, principalmente em relação a mão de obra.

6 - Indica soluções inovadoras

Atualmente, a construção civil está repleta de alternativas inovadoras para obras residenciais e comerciais. Painéis solares, tetos verdes, vidros inteligentes, soluções energéticas, materiais sustentáveis são algumas delas.

Acontece que boa parte das pessoas não faz ideia de que essas opções existem e que elas já se tornaram mais acessíveis hoje em dia. As melhores empresas de engenharia civil poderão apresentar uma série de alternativas para o cliente, baseado em suas necessidades.

Por exemplo, se ele deseja uma horta hidropônica, mas mora em apartamento, o profissional pode sugerir a criação de um sistema hídrico vertical acoplado na parede de modo a permitir o plantio de pequenas hortaliças.

7 - Projeto completo por um bom custo-benefício

Esse tipo de especialistas está constantemente se atualizando e indo em eventos do setor onde esse tipo de inovação é apresentada. 

Logo, ao contratá-lo, você poderá ter acesso a uma grande gama de soluções para tornar o seu projeto ainda melhor, dentro do seu orçamento.

Conclusão

Agora que você já sabe as vantagens de contratar um engenheiro civil, não deixe de ter um profissional desses na sua obra. Com ele, você terá a garantia de um projeto seguro, e que atenda às suas necessidades.


Ficou com alguma dúvida? Aproveite para deixá-la nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião pode influenciar pessoas!

Crie seu Blog

Aprenda a fazer um blog como este, passo a passo, para divulgar seu produto ou serviço. Curso totalmente gratuito em vídeos aulas. Saiba mais!